terça-feira, 13 de julho de 2010

Comida de japonês - acompanhamento

IMG_9148

No último post eu fiquei devendo a receita do guioza, mas devo admitir que este é comprado e eu fiz apenas o molhinho.

Guioza é um tipo de pastelzinho que pode ser cozido no vapor ou grelhado. Aqui em casa nós gostamos das duas versões, mas o da foto foi grelhado numa frigideira antiaderente com um fiozinho de óleo;

Você pode encontrar guioza nessas lojinhas de produtos orientais, ou em qualquer mercadinho na Liberdade. Nós gostamos muito da versão vegetariana, que é recheado apenas de legumes, mas pode-se encontrar guiozas de carne de porco e de frango também.

Para comer, é só mergulhar no molhinho e saborear essa massinha que derrete na boca.

Molho:

1 xic cafe de shoyu; meia xic de café de mirim; 1 dente de alho amassado (essencial); meia xic café de caldo de frango (pode ser caldo pronto em pó) e umas 3 ou 4 gotas de óleo de gergelim.

Leve tudo ao fogo e deixe levantar fervura. Desligue e pronto.

Comida de japonês

IMG_9151

Ah! Essa tecnologia… Este post era para ter saído primeiro que o do acompanhamento (guioza) mas eu acabei me atrapalhando e alguma coisa saiu errado e os posts foram publicados trocados…

De qualquer forma, vamos lá:

Que o maridão é meio japonês, todo mundo já sabe; e por esse motivo, aqui em casa sempre preparamos comida japonesa, sem cair na dobradinha sushi e sashimi.

A Manú ADORA e o Igor também já está começando a provar e aprovar.

Esse tipo de culinária tem pratos muito gostosos, e muitos deles podem ser bem leves, saborosos, fáceis de preparar e saudáveis, basta não abusar do shoyu e do ajinomoto…

Outro dia preparamos udon, que é essa sopinha de macarrão com caldo de shoyu e hondashi e massa de peixe (kamaboku) e para acompanhar, guiozas de legumes. Fácil e rápido; bom praquele finalzinho de domingo…

Para duas pessoas, cozinhe meio pacote de macarrão tipo udon e reserve. Você pode encontrar em qualquer mercado grande ou lojinhas de produtos orientais.

Para o caldo, ferva 500ml de água, junte 1 col de sopa de hondashi, meia xic de café de shoyu e meia xic de café de mirim, ajinomoto a gosto e depois de fervido, acrescente a massa de peixe deixe levantar fervura e desligue.

Prepare as porções de macarrão nas tijelas, adicione o caldo bem quente e decore com muita cebolinha.