quarta-feira, 10 de março de 2010

Conserva de gengibre (shoga-gari)

Ano passado eu ainda não tinha o meu blog e esta receita foi publicada no blog amigo Frango com Banana, mas este ano, resolvi postar aqui também…

Apesar de ser casada com japonês, esta receita de conserva de gengibre não é de família, mas nas minhas tentativas e acertos, foi a que mais me agradou (e à família também). Fica ótima e dá pra guardar por um tempão (uns 6 a 8 meses). Primeiro é necessário comprar gengibre novo, coisa que não se encontra o ano todo, por isso o motivo de eu fazer uma vez por ano em grande quantidade...

Descobri que a época do gengibre é de fevereiro a abril, então, estamos em plena safra. Ontem meu sogro esteve na Liberdade e voltou com dois maços de gengibre super frescos pra eu fazer a conserva. Estavam tão tenros que parecia que eu estava fatiando batatas!!

Como fazer:

gengibre 001

Etapa 1: descascar e fatiar.

Comprei dois maços de gengibre novo - para quem vai fazer pela primeira vez, recomendo compar um só pois dá um pouco de trabalho e você pode desanimar... A parte mais trabalhosa é descascar os gengibres. Para isso, utilize uma faquinha e vá raspando levemente, pois a casca é bem fininha. Depois de raspada a casca, lave-os e utlilize um ralador/fatiador para fatiar o gengibre bem fininho. Não adianta usar o processador, pois as lâminas saem muito grossas e daí não fica bom. Pra quem tem um mandolim, é fácil, mas eu fui de ralador mesmo... Essa parte também dá um pouquinho de trabalho, especialmente se o gengibre não estiver tão novo assim, pois as fibras dificultam a laminação. Mas não desista, vá mudando de lado e fatiando e o finalzinho deixe para fatiar com uma faca.

gengibre 2

Etapa 2: Depois de tudo bem fatiado coloque numa panela com água e ponha no fogo para cozinhar até levantar fervura. Desligue, escorra e esprema o gengibre e descarte a água - reserve o gengibre. Esta etapa é importante, pois tira aquele ardido forte do gengibre, amacia e impede que depois ele escureça.

gengibre 3

Etapa 3: a calda (receita para um maço (+- 1/2 kg)

  • 1 e 1/2 xíc. de vinagre branco (eu uso de arroz ou maçã);
  • 1 xíc. de açúcar (faltando um dedinho);
  • 2 col (de chá) de sal;

Coloque tudo numa panela e deixe levantar fervura, derrentendo o açúcar está pronto. Daí é só juntar à calda o gengibre escorrido e espremido. Coloque em vidros esterelizados e guarde na geladeira.

gengibre 005

2 comentários:

Priscilla Perlatti disse...

Delícia! Tem pra vender na lojinha da Mariquinha??

Carol disse...

Pri, este infelizmente nao tem pra vender, mas se vc vier aqui em casa quem sabe vc nao ganha um potinho....
beijos