segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Queijinho fresco da Vó Kika

IMG_9610

Este queijinho fresco da Vó Kika faz o maior sucesso! Acompanhado de um cafezinho fresco; numa torrada quentinha ou mesmo com um docinho de fruta é sempre de arrasar! Estive em Tatuí este mês e tive a honra de vê-la fazendo e de poder pegar a receita. Como a Vó Kika não é daquelas que esconde as receitas, eis o passo-a-passo de como preparar esta delícia!

Para um queijo de meio quilo, é necessário: 3 litros de leite integral fresco; 1 col de sopa de coalho (coagulante); 1 col de chá de sal

IMG_9594

Aqueça o leite até amornar (temperatura media de 36 C) e depois acrescente o coalho. Mexa, tampe e deixe coalhar (demora em media umas tres horas).

IMG_9598 IMG_9599

Depois de coalhado o leite, faça cortes com uma faca conforme a foto. Em seguida, acrescente água fervendo e mexa bem até que todo o leite fique em gruminhos bem pequenos. Depois deixe descansar por uns cinco a dez minutos para sorar um pouco mais.

 IMG_9601

Depois é só colocar nas formas e ir apertando com as mãos para que a massa solte bem o soro. Deixe a forma com a massa descansando na geladeira por umas tres horas e pronto! É só desenformar e curtir!

6 comentários:

gabigallo disse...

Nossa, parece bem fácil!!!
Hummm eu amo queijo fresco.
Bjo

Vai por Mim disse...

Carol, eu me lembro perfeitamente de ver sua mãe fazer isso! Eu era pequena e fiquei muito impressonada..rs! Por uma tarde inteira eu deixei de ficar ouvindo as fofocas de vocês pra ficar assistindo sua mãe na cozinha..rs!Que delícia!
Bjo.

Carol disse...

Gabí, realmente não é difícil de preparar e caso vc não tenha a forma, dá pra improvisar com um pote de plástico que vc pode furar com um preguinho.

...e Fiote: não me lembro exatamente desse dia, talvez porque a fofoca era tanta que não deu tempo de prestar atençao na movimentação da cozinha...rsrsrs

Ana disse...

Oi Carol, descobri seu blog através do Frango e adorei.
Achei facil a receita, mas me perdi..rs
Qual a quantidade de agua fervente?
E a forma tem furinhos, eh isso? Nesse caso eu improvisaria em potinhos furados?

Obrigada e parabens pelo blog

Carol disse...

Oi, Ana! Obrigada por prestigiar o blog!
É isso mesmo, a forma tem furinhos no fundo e nas laterais para que o soro escorra e a massa do queijo fique mais densa.
Quanto á água, vc deve usar o suficiente para que cubra a massa do queijo, mas não tem uma medida certa...
As formas de queijo vc pode encontrar nessas lojas que vendem de tudo para cozinha... lá em Tatuí a gente encontra na loja ¨Lazinho Soares¨.
Boa sorte e bjão

Ana disse...

Oi Carol, obrigadão.
vou testar e depois conto aqui.
Bjs