quarta-feira, 29 de julho de 2009

Saudade de filho dói...

As férias estao acabando e esta semana nao está sendo nada facil pra mim...
Minha pequena, decidida que é, resolveu que iria passar uma semana, uma semana in-tei-ri-nha na praia, junto com a vovó, duas tias e mais tres primos...e sem papai e mamae!
Ela tem apenas tres anos e meio e nunca havia passado tanto tempo longe de nós.
No comeco, achamos que ela iria desistir na ultima hora, mas nao teve jeito...antes mesmo da tia Tina passar aqui em casa para buscá-la ela já tinha pulado da cama, tomado sua mamadeira e pego seu naninha e sua Ninoca (bonequinha indispensável na hora de dormir) e já estava pronta só esperando.
É incrível como nós, maes e pais, somos possesivos e medrosos. Justo eu, que sempre pensei que seria uma mae desapegada e liberal! No final, somos sim egoistas e superprotetores.
Nao é facil aceitar que ela fica bem sem a gente...afinal, ela é tao pequenininha!
Temos ligado para ela diariamente, mas na maioria das vezes ela só diz um oizinho e já larga o telefone alegando que esta muito ocupada, brincando.
Vovó diz que nem à noite ela pede por nós...deita e dorme numa boa..ai, ai...
Mas tenho que admitir e aceitar que essa foi a primeira de muitas vezes que ela ficará longe de nós.
O medo que algo aconteca ou que ela se entristeca por estar longe de casa, é real, mas tenho que acreditar que nao podemos protege-los para sempre e que a maior protecao que podemos proporcionar é a educacao que damos e a seguranca e amor com que os criamos.
Felizmente a vida vai nos ensinando devagarinho a lidar com esse tipo de situacao; vai nos separando em doses homeopáticas de nossos filhos, para que a gente se acostume (se é que isso é possível) e nao sinta tanta dor no futuro; vai nos ensinando a criar nossos filhos para o mundo, com liberdade e com a seguranca de nos ter como respaldo, sabendo que será sempre muitíssimo bem vindo e recebido de volta em casa.

Um comentário:

Fran Jubran disse...

Carol, seu texto é realmente o que toda mãe pensa, pelo menos eu penso assim. No dia que viajei com o Cuco sem o ale, por apenas 4 dias, sai chorando, mas logo me dei conta de que sera assim mesmo, ninguem é realmente "dono" de ninguem para sempre. Por isso, temos que curtir o maximo nossos pequenos, pois logo irão estudar, namorar, casar....
bjs